Cineclube Ankito

Nilópolis, Rio de Janeiro, Brazil
Espaço para discussões e divulgação das atividades do cineclube. Aproveite para exercitar o seu eu-crítico de cinema com os filmes apresentados em nossas exibições. Viva o cinema nacional!

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Junho - Quem disse que religião não se discute?

No mês de Junho, o cineclube Ankito fecha o semestre com uma programação dedicada ao tema religiosidade. Exibiremos dois filmes que abordam a cultura religiosa nacional, suas raízes e aspectos.
Venha, assista, troque idéias, amplie seu olhar!
Confira um pouquinho dos filmes:

Dia 17/06, Filme: Santo forte.
Direção: Eduardo Coutinho
Duração: 90 min.
Ano: 1999
Documentário sobre a cultura e a religiosidade, realizado com moradores da comunidade Vila Parque, na Gávea. Uma das preocupações de Santo forte foi abordar pontos comuns entre os personagens, embora os entrevistados participem de diferentes religiões, católicos, evangélicos, umbandistas.

Dia 27/06, Filme: O amuleto de ogum.
Direção: Nelson Pereira
Duração: 112 min
Ano: 1974
Violeiro cego conta a história de um menino cujo pai e irmão foram assassinados e que, a pedido da mãe, vai a um terreiro de Umbanda para pedir a proteção das Divindades da natureza. Crescido, envolve-se com o crime e a contravenção na Baixada Fluminense, até que se envolve com amante do bicheiro e é jurado de morte mas conta com a proteção do amuleto de Ogum.

Todas as sessões acontecem 12h30, sala 254, no IFRJ - Campus Nilópolis
Endereço: Rua Lucio Tavares, 1045, Centro - Nilópolis

Nenhum comentário: