Cineclube Ankito

Nilópolis, Rio de Janeiro, Brazil
Espaço para discussões e divulgação das atividades do cineclube. Aproveite para exercitar o seu eu-crítico de cinema com os filmes apresentados em nossas exibições. Viva o cinema nacional!

quinta-feira, 5 de março de 2009

Programação do mês de março!

Fala rapaziada! Esse mês o Ankito apresenta uma mostra de filmes que têm a temática voltada para a grande "?"! Não tá entendendo? É isso mesmos, os filmes desse mês irão tentar explicar um pouco a grande interrogação do ser humano: " O que é a vida?" "De onde viemos?" "Para onde vamos?". Efim, em nossas sessões de março o esquema será o seguinte: apertem bem os cintos e preparem-se para voar. Então, aqui vai a programação:

Data: 13/03/09
Filme: Waking Life.
Direção: Richard Linklater.
Duração: 97 min.
Ano: 2001.
Classificação: Livre.
Sinopse: Partindo de uma idéia tremendamente instigante, o diretor ousa no roteiro e na concepção do filme. O resultado é uma obra experimental condizente com a trama e a proposta do longa. A trama na verdade é apenas um conceito: um personagem passeia por várias situações e ambientes, sem ligação uns com os outros, onde vários personagens discutem temas como existencialismo, reencarnação e, principalmente, sonhos. Várias interpretações e teorias sobre os sonhos são discutidas, enquanto o personagem principal procura descobrir que mundo é esse pelo qual ele passeia.

Data: 19/03/09
Filme: Monty Python e o sentido da vida.
Direção: Terry Jones.
Duração: 107 min.
Ano: 1983.
Classificação: 18 anos.
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=fHprZRs8O34
Sinopse: De acordo com Michael Palin, um dos integrantes do saudoso e irreverente grupo cômico inglês Monty Python, "este filme abrange da filosofia à história, da medicina ao linguado gigante - especialmente o linguado gigante". Em vários esquetes, fiéis ao seu estilo anárquico e sarcástico, registram-se alguns dos assuntos mais importantes da vida, da procriação à presença da Morte em si, passando por religião, casamento e trabalho. Nada escapa à critica ferina e mordaz do grupo que serviu de inspiração para o Casseta & Planeta. Entre a sátira e o surrealismo radical, há quadros impagáveis, como o do homem mais obeso do mundo (que chega a incomodar de tão hilário!) e o da elaborada explanação sobre o esperma. Os ciclos da vida são vistos sob uma ótica original, hilária e saudavelmente ultrajante.

Data: 27/03/09
Filme: O Sétimo Selo.
Direção: Ingmar Bergman.
Duração: 100 min.
Ano: 1956.
Classificação: 14 anos.
Sinopse: Suécia, Idade Média. De volta das Cruzadas, o cavaleiro Antonius (Max Von Sydow, de O Exorcista) tem dúvidas sobre a existência de Deus. Ao seu redor, encontra apenas sofrimento e destruição. A inquisição e a peste negra devastam sua terra. Em suas andanças, Antonius encontra a Morte, que o desafia para uma partida de xadrez. Começa, assim, uma das seqüências mais inesquecíveis da história do cinema.
Lembrando a vocês que todas as sessões acontecem nos seguintes horário e local:
Horário: 12:30hs.
Local: CEFETEQ - Rua Lúcio Tavares, 1045, Centro, Nilópolis. sala 231 B.
É isso ae! Esperamos vocês lá!
Saudações Cineclubistas!





2 comentários:

Unknown disse...

Só fazendo uma pequena correção.
O CEFETEQ já é oficialmente IFRJ.

Jonathan Luiz disse...

Boa tarde, gostaria de saber se as sessões são gratuitas? e se são só para os estudandtes do CEFETEQ?